Pular para o conteúdo principal

SIMULADO PROVA ORAL PROCESSO CIVIL 2 (TERCEIRA PARTE)


81) Fale sobre o instituto da EXTENSÃO, em matéria de efeito devolutivo?

R = Segundo Humberto Theodoro Júnior, a extensão é limitada pelo pedido do recorrente, visto que nenhum juiz ou órgão judicial pode prestar a tutela jurisdicional senão quando requerida pela parte (art.2º, do CPC). Ex.: Se o recorrente pediu ao Tribunal a reforma parcial da sentença, não pode haver julgamento que reforme a referida decisão em sua totalidade. Ex.: Se o recorrente pediu ao Tribunal seja reconhecida a prescrição, não pode haver julgamento que reforme a decisão monocrática, no sentido de reconhecer a improcedência da causa. 

82) Fale sobre o instituto da PROFUNDIDADE, em matéria de efeito devolutivo? 

R = Segundo Humberto Theodoro Júnior, a profundidade abrange os antecedentes lógico-jurídicos da decisão impugnada, de maneira que, fixada a extensão do objeto do recurso pelo requerimento formulado pela parte apelante, todas as questões suscitadas no processo que podem interferir assim em seu acolhimento como em sua rejeição terão de ser levadas em conta pelo Tribunal (ver art.515, § 1º). Ex.: Todas as questões prejudiciais de mérito propostas antes da sentença, ainda que o juiz a quo não as tenha enfrentado ou solucionado por inteiro (ver art.516, do CPCP). 

83) Em caso de fundamentos múltiplos para o pedido, sendo a sentença impugnada por meio do recurso de apelação, qual deve ser o procedimento do Tribunal?

R = O Tribunal pode reconhecer a procedência do apelo quanto ao fundamento da sentença, mas deixar de dar-lhe provimento, caso a matéria não acolhida pelo juiz de 1º Grua se apresente suficiente para assegurar a procedência da ação. 

84) Em caso de fundamentos múltiplos para o pedido adotados pela DEFESA, sendo a sentença impugnada por meio do recurso de apelação, qual deve ser o procedimento do Tribunal?

R = Em caso de fundamentos múltiplos adotados pela Defesa, sendo acolhida apenas uma tese, o Tribunal poderá decidir por apenas uma delas, quando do julgamento da apelação interposta. 

85) Qual foi a novidade trazida com o advento da Lei nº 10.352/2001, no tocante ao julgamento de recurso de apelação interposto contra sentença de extinção do processo sem julgamento de mérito?

R = Com o advento da Lei nº 10.352/2001, que acrescentou o § 3º, ao art.515, do CPC, o Tribunal foi autorizado, quando da apreciação do recurso de apelação interposto contra sentença de extinção do processo sem julgamento de mérito, “a julgar desde logo a lide, se a causa versar sobre questão exclusivamente de direito, e estiver em condições de imediato julgamento”.

86) Quanto as questões de fato, como deve proceder o Tribunal quando do julgamento de um recurso de apelação? 

R = O julgamento do recurso de apelação se encontra restrito aos fatos alegados e provados no processo antes da sentença. Ou seja, o recurso devolve ao Tribunal o conhecimento da causa tal qual foi apreciada pelo Juiz de 1º Grau. 

87) Existe no processo civil brasileiro a possibilidade de reformatio in pejus? 

R = A doutrina é uniforme quanto a questão de ser proibida a possibilidade de reformatio in pejus, isto é, de julgamento que piore a situação do apelante, sem que tenha a outra parte também recorrido.
 
88) Explique o EFEITO SUSPENSIVO. 

R = O efeito suspensivo consiste na suspensão da eficácia natural da sentença, isto é, dos seus efeitos normais. 

89) O recurso de apelação deve ser recebido em qual efeito? 

R = Em regra, convém lembrar, o recurso de apelação tem duplo efeito, suspensivo e devolutivo. Mas, existem exceções quanto ao efeito suspensivo, que se encontram delineadas no art.520, do CPC, de modo que se torna possível a execução provisória da sentença, enquanto estiver pendente o recurso: a) Sentença que homologa a divisão ou demarcação; b) Sentença que condena à prestação de alimentos; c) Sentença que julga a liquidação de sentença; d) Sentença que julga processo cautelar; e) Sentença que rejeita liminarmente embargos à execução ou a sentença que os julga improcedentes; f) Sentença que julga procedente o pedido de instituição de arbitragem; g) Sentença que confirma a antecipação dos efitos da tutela; h) Sentença que decreta a interdição. 

90) Além das hipótese do art.520, do CPC, o recurso de apelação ser recebido no efeito devolutivo e ocorrer a suspensão do cumprimento de sentença? 

R = É possível que, segundo Humberto Theodoro Júnior, em caso de recurso de apelação, com efeito apenas devolutivo, o Relator, diante das particularidades da causa, determinar a suspensão do cumprimento da sentença, até que o Tribunal julgue o recurso (ver art.558, parágrafo único do CPC – Lei nº 9.139/1995) . Para tanto, deve o recorrente demonstrar o fumus boni iuris e o periculum in mora. 

100) No Direito Processual Civil Brasileiro é possível o Tribunal apreciar questão de mérito, quando a sentença recorrida houver extinto o processo por apreciação a qualquer das preliminares do art.267, do CPC.? 

R = Com a edição da Lei nº 10.352/2001, foi acrescentado o § 3º, ao art.515, do CPC, norma segundo a qual, mesmo que a sentença tenha sido terminativa, o efeito devolutivo da apelação permitirá ao Tribunal julgar o mérito da causa, desde que satisfeitos os seguintes requisitos:

a) Se a causa versar sobre questão exclusivamente de direito, ou seja, se faz necessário a apreciação do quadro probatório controvertido. Em outras palavras, a questão de direito se apoia em fato incontroverso entre as partes;

b) Se o feito estiver em condições de imediato julgamento. 

101) No caso da parte vencida recorrer pedindo apenas a cassação da sentença que extinguiu o processo sem apreciação do mérito ou anulação da mesma, pode o Tribunal enfrentar questão de mérito? 

R = Se a parte vencida recorre pedindo apenas a anulação ou cassação da sentença que extinguiu o processo sem apreciação do mérito, não é lícito ao tribunal enfrentar a questão de mérito que não integrou o pedido do recorrente e, por isso, não passou pelo contraditório da apelação.

102) No caso de decisão terminativa, atacada por recurso de apelação, quando do julgamento da mesma, o Tribunal pode avançar sobre o mérito ainda não julgado no juízo de origem? 

R = Sim, no caso de decisão terminativa o julgamento da apelação pode avançar sobre o mérito ainda não julgado no juízo de origem, no tocante as prejudiciais de prescrição e da decadência, que pertencerem ao mérito da causa 

103) Qual a novidade trazida com a norma constante do § 3º, no art.515, do CPC, com a finalidade de tentar salvar as sentenças afetadas por nulidades processuais sanáveis? 

R = A inovação funda-se no Princípio de Economia Processual, vez que, ao invés do recurso de apelação ser rejeitado, com a imediata decretação de nulidade, o Tribunal pode converter o julgamento em diligência, determinando a realização do ato faltante ou a renovação do ato defeituoso, intimando-se as partes para as providências cabíveis. E depois da diligência realizada, a mando do Tribunal, o recurso será apreciado normalmente em seu mérito. 

104) Dê exemplos de vícios sanáveis:

R = 1) Havendo litisconsórcio necessário, quando da prolação da sentença ou da interposição do recurso fora intimado apenas um dos litisconsortes; 2) O advogado que subscreve o recurso não juntou o competente substabelecimento; 3) O preparo do recurso ficou incompleto, mas o apelante não foi intimado a completá-lo; 4) O recurso subiu sem ter dado oportunidade ao apelado para contra-razões; 5) O apelado juntou documento novo às contra-razões sem ouvida do apelante; 6) A apelação foi processada sem que o juiz decidisse os embargos declaratórios tempestivamente interpostos. 

105)  O Julgador de 1º Grau quanto ao julgamento de pedido liminar de antecipação dos efeitos da tutela, em caso da interposição de recurso de apelação, que tenha sido recebido no efeito devolutivo, qual o entendimento em vigor?

R = O Juiz não está autorizado, quando julgar a demanda procedente, no mesmo ato, imediatamente, deferir a antecipação dos efeitos da sentença, sem que tenha havido pedido de antecipação dos efeitos da tutela, nos moldes do art.273 e seus parágrafos, do CPC. E assim acontecendo, deve a parte interpor recurso de agravo contra a decisão que deferiu a concessão da antecipação da tutela, a qual pode trazer danos irreparáveis.  

106) Quanto ao recurso de agravo, quais os dois regimentos criados pelo legislador pátrio?

R = 1) Recurso de Agravo Retido: é a regra. Tem como objetivo evitar a preclusão; 2) Recurso de Agravo de Instrumento: Usado em casos de urgência.  

107) Quais as modalidades de agravo existentes no processo civil brasileiro?

R = 1) Recurso de Agravo Retido - ver art. 522 e seguintes do CPC; 2) Recurso de Agravo de Instrumento – ver art. 522 e seguintes, CPC; 3) Recurso de Agravo contra decisão denegatória de RE ou RESP – ver art. 544, CPC; 4) Recurso de Agravo Interno – ver art. 532, 545 e 557, § 1º, CPC.

108) Qual o prazo para interposição do recurso de agravo retido, do agravo de instrumento e d agravo contra decisão denegatória de RE ou RESP

R = O prazo é de 10 dias

109) Qual o efeito do recurso de agravo retido? 

R = Devolutivo, ou seja, sua devolução é diferida e condicional, pois, ele só existe se houver apelação e sua apelação for conhecida - seu julgamento fica subordinado à existência da apelação e reiteração do pedido. 

110) O recurso de agravo retido possui efeito suspensivo? 

R = O agravo retido não possui efeito suspensivo (ver art. 527, III e 558, ambos do CPC).  

111) Explique a interposição do agravo retido? 

R = O recurso de agravo retido deve ser interposto contra o Juízo a quo, ou seja, de 1° grau, porém, para que seja apreciado no Juízo ad quem (2° grau), estará condicionado a interposição de recurso de apelação (ver art. 524 CPC). Ademais, o recurso de agravo retido possui esta denominação porque obedece a um regime de retenção, ou seja, é condicionado à apelação. 

112) Qual a finalidade do recurso de agravo retido no 1° grau? 

R = A finalidade do recurso de agravo retido é evitar a preclusão.  

113) Quais decisões são atáveis por meio do recurso de agravo retido? 

R = O recurso de agravo retido é cabível contra decisão interlocutória, todas as vezes que não for cabível o agravo por instrumento.  

114) O recurso de agravo retido necessita de preparo? 

R = O recurso de agravo retido não dependente de preparo.  

115) É cabível recurso de agravo retido oralmente?

R = Na Audiência de Instrução e Julgamento o recurso de agravo retido deve ser interposto oralmente, devendo ser proposto imediatamente.  

116) Qual o prazo para interposição do recurso de agravo de instrumento?

R = O prazo do recurso de agravo de instrumento é de 10 dias.  

117) Qual o efeito do agravo de instrumento?

R = O efeito do recurso de agravo de instrumento é devolutivo imediato. 

118) Explique a interposição do agravo de instrumento?

R = O recurso de agravo de instrumento deve ser interposto contra decisão interlocutória, perante o Juízo a quo ou de 1° grau, porém, deve ser protocolado perante Juízo Ad Quem ou de 2º Grau (ver art. 524 CPC).  

119) O agravo de instrumento admite efeito suspensivo? 

R = O recurso de agravo de instrumento, em regra, não admite o efeito suspensivo, exceto nos casos do art. 558, do CPC, e nos casos que possam resultar lesão grave e de difícil reparação à parte (ver art. 527, IIII CPC e 558, CPC).  

120) O recurso de agravo de instrumento é denominado agravo de instrumento porque é instruído com documentos. Que documentos?

R = Cópias de documentos obrigatórios e facultativos.  

121) No 2º Grau quais as hipóteses de admissão do agravo de instrumento? 

R = 1) quando a decisão for suscetível de causar à parte “lesão grave e de difícil reparação”; 2) quando se cuidar de decisão pela qual não é admitida a apelação; 3) quando se tratar de decisão concernente aos efeitos em que a apelação foi admitida.  

122) Explique se é possível a concessão de antecipação de tutela recursal? 

R = A concessão de antecipação de tutela recursal pode ser concedida, tendo dois efeitos: a) efeito suspensivo, ou seja, em casos onde, na decisão de 1° grau, a antecipação de tutela é concedida, faz sentido solicitar o efeito suspensivo; b) efeito ativo, ou seja, a antecipação de tutela não foi concedida. 

123) Sempre que se tratar de antecipação de tutela recursal qual a modalidade de agravo cabível em 2º Grau? 

R = Em se tratando de antecipação de tutela recursal sempre será cabível o agravo é de instrumento.  

124) Qual modalidade de agravo é cabível contra decisões interlocutórias  prolatadas em audiências de instrução e julgamento?

R= Todas as decisões interlocutórias pronunciadas em audiência de instrução e julgamento somente podem ser atacadas por meio de agravo retido e mediante manifestação durante a própria audiência. Em outras palavras, a parte prejudicada tem de agravar imediatamente, bem como, ao manifestar a vontade de interpor o agravo retido na audiência de instrução, referida pretensão deve constar do termo a que alude o art.457, do CPC, e do mesmo modo as razões recursais. E no tocante a parte contrária, denominada de parte recorrida ou agravada, também, deverá apresentar suas contra-razões oralmente, as quais deverão contar do termo de audiência.

125) Toda decisão tomada em audiência é passível de ataque pela parte prejudicada, por meio do agravo retido? Explique.
 
R = Não. A interposição de recurso de agravo retido oralmente não é possível em audiência preliminar. 

126) De forma a parte prejudicada pode recorrer das decisões interlocutórias prolatadas em audiência preliminar?

R = As questões incidentes surgidas na audiência preliminar, que dizem respeito à atividade saneadora ou que envolvem questões mais complexas, cuja impugnação deve ser realizada com mais cautela, devem ser impugnadas por meio do recurso de agravo retido por petição escrita, no prazo de 10 dias.
 
127) Dê exemplo de questões incidentes, que podem ocorrer em audiência de instrução: 

R = 1) Contradita de testemunha; 2) Indeferimento de perguntas das partes aos depoentes; 3) Deliberações de polícia de audiência. 

128) é possível o Juiz retratar-se quanto a decisão interlocutória que já fora prolatada pelo mesmo? 

R = Com o advento da Lei nº 9.139/95, a nova sistemática processual permite ao Juiz retratar-se quanto a decisão interlocutória prolatada, objeto do agravo retido, porém, somente, depois de ter concedido 10 dias de prazo para a outra parte contra-arrazoar. 

129) Qual recurso é cabível no tocante a decisões sobre questões incidentais surgidas após a prolação da sentença de mérito? 

R = As decisões sobre questões incidentais surgidas após a prolação da sentença de mérito devem ser atacadas por meio de recurso de agravo retido, mesmo que já tenha sido interposto o Recurso de Apelação. 

130) Explique o procedimento do recurso de agravo retido no tocante a decisão sobre questões incidentais surgidas após a prolação da sentença.

R = O agravo retido chegará ao 2º Grau de Jurisdição como adendo ao recurso de apelação, dentro das peças do processo. 

131) Quais as exceções que admitem a possibilidade de interposição do agravo retido no tocante as decisões interlocutórias prolatadas depois da prolação de sentença de mérito? 

R = 1º) Quando se tratar de inadmissão do recurso de apelação; 2º) Quando a decisão recorrida tenha por objeto deliberação sobre os efeitos em que a apelação é recebida. 

132) Fale sobre o Agravo Interno. 

R = É o recurso de agravo cabível contra decisão do relator que nega seguimento de recurso de apelação ou outro recurso manejado dentro do Tribunal. Está previsto no CPC, como recurso às decisões do relator quando da análise de outros recursos, consoante disposto no art.557, do aludido estatuto processual.

133) Explique a interposição do Agravo Interno.

R = O agravo interno é interposto perante o próprio relator, que poderá reconsiderar sua decisão, reformando-a total ou parcialmente. Se o relator decidir não reconsiderar, mandará o processo para julgamento pelo órgão colegiado, proferindo seu voto. 

134) Quais decisões são atacáveis por meio do Agravo Interno?

R = O agravo interno cabe em decisões interlocutórias e monocráticas nos tribunais. E também nas decisões monocráticas que não permite seguimento aos recursos (inadmissão, indeferimento de plano, etc.). 

135) O que é decisão interlocutória e monocrática no tribunal?

R = Decisão interlocutória e monocrática no tribunal é a decisão que não julga o recurso, proferida por um desembargador isoladamente, no âmbito do tribunal.

136) Qual a hipótese em que não cabe a interposição de agravo interno? 

R = Não cabe o agravo interno nos casos de conversão do agravo de instrumento em agravo retido. 

137) É possível a interposição de agravo interno contra decisões do Presidente do Tribunal? 

R = Sim, é possível a interposição de agravo interno contra as decisões do presidente do Tribunal, quando este atua monocraticamente. 

138) Quais as hipótese de cabimento do Agravo Interno?

R = 1) O Agravo Interno é cabível contra decisão monocrática que resolve liminarmente conflito de competência; 2) O agravo interno é cabível contra decisão do relator, tanto na hipótese de inadmissão dos embargos infringentes, quanto na hipótese de indeferimento dos embargos infringentes (nos tribunais); 3) O agravo interno é cabível contra decisão monocrática que não admite agravo de instrumento contra decisão do recebimento de Recurso Extraordinário ou Especial. 

139) Quando é cabível o recurso de embargos de declaração? 

R = Cabem embargos de declaração quando: I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição;II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. 

140) Explique o que é uma decisão omissa? 

R = É a decisão que não resolveu todos os pontos controvertidos. É a decisão deixou de se manifestar sobre alguma questão controvertida. Então a parte busca sanar essa omissão. É o caso da parte ter pedido danos morais e danos materiais, e o juiz ter apreciado somente o pedido de danos materiais. 

141) É cabível embargos de declaração em caso de fundamentação em legislação diferente do que a parte gostaria? Explique.  

R = A fundamentação em legislação diferente do que a parte gostaria não enseja a interposição de embargos de declaração. Seria o caso do juiz ter fundamentado a procedência do pedido com base no Código de Defesa do Consumidor quando a parte que pugnava pela improcedência,tenha utilizado na fundamentação  o Código Civil.  

142) Explique o que é uma decisão contraditória.

R = Decisão contraditória é aquela que contém afirmações conflitantes ou contraditórias no corpo da decisão. Explicando melhor, na decisão, que contém relatório, fundamentação e dispositivo, se verifica a existência de contradição entre essas partes. Seria o caso do Juiz, na fundamentação, dizer que o autor é ilegítimo para a causa, que não é titular do direito ou da obrigação deduzida em juízo e, na parte dispositiva, dizer: “julgo improcedente o pedido.” Ora, pela fundamentação, o juiz sinalizou que julgaria sem mérito, uma vez que reconheceu, naquele ponto, a ilegitimidade ad causam! Então como foi que o juiz julgou o pedido improcedente, adentrando no mérito? 

143) É possível a existência de contradição quando o juiz tenha decidido pela improcedência do pedido, mas, em outro caso, ele tenha julgado uma causa idêntica, sendo que desta vez, tenha julgado pela procedência?

R = Não, vez que a contradição tem que ser interna, dentro da decisão.

144) Explique o que é uma decisão obscura.

R = Decisão obscura é a decisão ininteligível.  

145) Explique os pressupostos e requisitos do recurso de embargos de declaração.

R = Trata-se de recurso que deve ser interposto contra ato judicial, do tipo sentença, decisão interlocutória ou acórdão, que tenham em seu teor obscuridade, contradição ou omissão (também o erro material). A competência recursal cabe ao órgão prolator da decisão. É um recurso que necessita de preparo (art. 536, CPC). Além do que deve interposto no prazo de 5 dias (art. 536, CPC) 

146) Qual o prazo para julgamento dos embargos de declaração? 

R = O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias. E nos Tribunais. o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subseqüente, proferindo voto. 

147) O recurso de embargos der declaração deve ser recebido em qual efeitos?

R = Os embargos de declaração serão recebidos no efeito suspensivo, dependendo da eficácia do ato atacado. Efeito que interrompe o prazo para interposição de outro recurso.

148) Explique a diferença entre o prazo suspensivo e o prazo interruptivo?

R = A diferença entre prazo suspensivo  e interruptivo está na paralisação do prazo e contagem, logo após, pelo que restar quanto ao primeiro prazo. E afastamento do prazo processual, que recomeça por inteiro após a interrupção, no tocante ao segundo tipo de prazo. 

149) Explique a questão dos efeitos suspensivos do recurso de embargos de declaração. 

R = A oposição dos embargos de declaração, por si só, não suspende a eficácia da decisão embargada. A suspensividade não é propriamente dos embargos, mas do recurso com efeito suspensivo a que, eventualmente, está sujeita a decisão. Tanto assim que, se ela não estiver sujeita a qualquer recurso com tal efeito, a oposição dos embargos não impedirá a eficácia da decisão, cuja executividade, por lei, é imediata. 

150) Existe alguma penalidade quanto a interposição abusiva do recurso de embargos de declaração?Explique.

R = Sim. Em nosso sistema processual civil, segundo o parágrafo único, do art. 538, do CPC, quando manifestamente protelatórios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. E na reiteração de embargos protelatórios, a multa é elevada a até 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposição de qualquer outro recurso ao depósito do valor respectivo. 

151) Explique o recurso de embargos infringentes.

R = É um recurso cabível contra acórdãos não unânimes, direcionados normalmente a um órgão hierarquicamente superior, visando uma maior segurança e acerto das decisões que encontram opiniões discordantes dentro do seio do órgão colegiado do tribunal que julga a apelação ou a ação rescisória.

152) Explique o cabimento do recurso de embargos infringentes? 

R = É cabível recurso de embargos infringentes contra acórdãos não unânimes proferidos em grau de Apelação ou Ação Rescisória. É cabível também contra os acórdãos proferidos nos Agravos contra a inadmissibilidade da apelação e nos embargos de declaração respectivos, exceto quando não forem recebidos, pois aí se tratará de matéria estranha ao voto vencido – o acórdão dos Embargos de Declaração se incorpora ao acórdão anterior. 

153) É possível a interposição de recurso de embargos infringentes contra acórdão não unânime, que for prolatado pelo plenário dos tribunais, quando se houver decidido questão constitucional? 

R = A Sumula 293 STF veda o recurso quando o acórdão não unânime for do plenário dos tribunais em que se houver decidido questão constitucional. Isto porquê, para estes casos não se poderia submeter ao julgamento pelo mesmo órgão. 

154) É cabível recurso de embargos infringentes contra decisão que julga Agravo Retido? 

R = Não cabe recurso de embargos infringentes contra a decisão que julga o Agravo Retido, eis que se trata de recurso independente e diverso. Mas, a Súmula 255 do STJ, acompanhando STF, permite o recurso de embargos infringentes contra esta decisão quando ela decidir matéria de mérito (prescrição, decadência). 

155) Qual a finalidade dos embargos infringentes?

R = São duas. A primeira, diz respeito a prevalência do voto vencido. Os embargos infringentes dependem da existência de um voto diferente, pois o acórdão não é unânime. A parte que perdeu e teve um voto favorável a ela poderá analisar se é caso de embargos infringentes, para tentar fazer prevalecer esse voto favorável a ela.

A segunda finalidade diz respeito ao esgotamento das instâncias, ou seja, a parte é obrigada a embargar infringente, para primeiramente esgotar o tribunal de origem.

156) Qual o efeito do recurso de embargos infringentes? 

R = O recurso de embargos infringentes tem efeito devolutivo – restrito ao voto divergente. E efeito suspensivo – vez que a situação posta não é alterada. Ademais, o recurso de embargos infringentes obsta a coisa julgada. 

157) Explique a interposição do recurso de embargos infringentes. 

R = O recurso de embargos infringentes deve ser interposto da publicação do acórdão não unânime no prazo de 15 dias (ver. 508, do CPC), sendo que, deverá ser dirigido ao relator do voto vencedor, nos mesmos autos. E logo em seguida, a Secretaria da Câmara ou Turma intimará o embargado para apresentar contra-razões (ver art.531, do CPC).

158) Qual o procedimento do recurso de embargos infringentes, depois de interposto?

R = Interposto o recurso de embargos infringentes, o processo, com ou sem as contra-razões, subirá ao relator para o juízo de admissibilidade (recebimento ou não).

159) Qual o recurso cabível em caso de juízo de admissibilidade negativo do recurso de embargos infringentes? 

R = Em juízo de admissibilidade negativo do recurso de embargos infringentes, cabe agravo interno, nos próprios autos, ao órgão julgador dos embargos infringentes, em 5 dias (ver art.532, do CPC).

160) Explique o recurso de embargos de divergência.

R = O recurso de embargos de divergência nada têm a ver com embargos de declaração, embargos infringentes ou embargos de alçada. Embargos de divergência é recurso cabível para dirimir divergência interna no âmbito do STJ e do STF. Além disso, é um recurso que deve ser interposto no prazo de 15 (quinze) dias, por meio de petição, e exige a realização de preparo. 

161) É cabível o recurso de embargos de divergência dentro do mesmo Tribunal de Justiça? 

R = Não. O recurso de embargos de divergência só é cabível perante os Tribunais Superiores STJ e STF. 

162) Explique o cabimento do recurso de embargos de divergência?

R = O recurso de embargos de divergência é cabível somente contra acórdão que julga REsp ou RE, vez que serve para dirimir divergência interna no âmbito dos tribunais. Só STJ e STF. 

163) Explique o Recurso Especial. 

R = O Recurso Especial é cabível em causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal. É recurso que deve ser interposto via petição, no prazo de 15 (quinze) dias, condicionado a realização de preparo.  

164) Cabe recurso especial contra acórdãos de TRT e do TER? 

R = Não cabe recurso especial contra acórdão do TRT ou contra acórdão do TRE ou contra decisões da Justiça Militar. E nem contra acórdão da turma recursal dos juizados especiais. O recurso especial só é cabível contra acórdãos de TJ e TRF! Os demais são os casos da justiça especializada. 

165) Explique  o que é prequestionamento em matéria de recurso especial?

 R = É atendido o requisito do prequestionamento quando o tema abordado no recurso tenha sido devidamente tratado pelo acórdão recorrido, não se exigindo, contudo, a referência ao número de artigos do diploma legal, que não pode servir de motivo para o não conhecimento do recurso interposto. 

166) Explique o Recurso Extraordinário.

R = O recurso extraordinário trata-se de um recurso que deve ser interposto para o Supremo Tribunal Federal contra decisões de outros tribunais, em única ou última instância, sob a alegação de contrariedade direta e frontal à norma da Constituição Federal, por meio de petição, no prazo de 15 dias, mediante preparo.
 
167) Quais as decisões são atacáveis por meio do Recurso Extraordinário? 

R = As decisões judiciais que: a) contrariarem dispositivo da Constituição; b) declararem a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgarem válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição; d) julgarem válida lei local contestada em face de lei federal. 

168) Qual o objetivo do Recurso Extraordinário? 

R = O objetivo do recurso extraordinário é a uniformidade da interpretação das normas constitucionais objetivas, não a defesa do interesse subjetivo dos litigantes. 

169) Explique quem faz o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário. 

R = Quem faz o juízo de admissibilidade é o Juízo perante o qual o RE for interposto. Explicando melhor, no TRF quem analisa a admissibilidade do recurso é o Presidente do Tribunal de origem. 

170) Explique a exigência do prequestionamento  e da repercussão geral no Recurso Extraordinário. 

R = Para ser admitido o Recurso Extraordinário, a matéria constitucional deve ser pré-questionada. Em outras palavras, a sentença recorrida tem de tratar especificamente do dispositivo da Constituição que se pretende fazer valer. E no tocante a repercussão geral, deve a parte demonstrar a relevância jurídica, política, social ou econômica que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. 

171)  Fale sobre as características comuns do Recurso Extraordinário. 

R = Primeiro, deve ser realizado o esgotamento prévio das instâncias ordinárias. Segundo, com relação a atuação do STF – sua função é guardar o ordenamento jurídico e não a situação individual das partes, ou seja, a parte pode ser beneficiada por essa guarda, mas a mera alegação de que as decisões anteriores lhe foram “injustas” não servem para fundamentar esses recursos. Terceiro, o Recurso Extraordinário não serve para mera revisão de matéria de fato. Quarto, a admissão do Recurso Extraordinário depende da autorização da instância inferior, e depois do próprio STF. E quinto, enquanto perdurarem os recursos excepcionais, a sentença anterior já pode ser executada provisoriamente;

172) Quais são os efeitos do Recurso Extraordinário?

R = O efeito da decisão no Recurso Extraordinário só vale entre as partes no processo, e para elas a lei é inconstitucional desde o seu surgimento. No tocante a declaração de inconstitucionalidade, o efeito da decisão no Recurso Extraordinário não anula nem revoga a lei. Teoricamente, ela continua em vigor até que seja suspensa pelo Senado Federal, conforme prevê a Constituição em seu artigo 52, inciso X. 

173) Como deve ser procedido o prequestionamento do Recurso Extraordinário?

R = No prequestionamento deve se alegar a inconstitucionalidade daquilo que se está recorrendo, de modo que fique provado no recurso, especificamente, o artigo que é inconstitucional, ou seja, que ofende diretamente a Constituição. 

174) Se admite a ofensa reflexa no prequestionamento do Recurso Extraordinário?
 
R = Não se admitida ofensa reflexa, ou seja, quando a decisão atacada violou diretamente qualquer ato normativo inferior a Constituição, ainda que esta violação gere uma inconstitucionalidade de plano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PETIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE ACORDO TRABALHISTA - ATUALIZADA PELA REFORMA TRABALHISTA E CPC 2015

EXMO.(A) SR.(A) DR.(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA 0ª VARA DO TRABALHO DE _____ – ___. Ref. Proc. nº _________________________ AVISO DE INADIMPLEMENTO DE ACORDO FULANA DE TAL, já devidamente qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista, processo em epígrafe, que move contra EMPRESA DE TAL LTDA , também qualificada, por seu procurador advogado, no fim assinado, vem perante Vossa Excelência, informar o NÃO CUMPRIMENTO DE PARTE DO ACORDO ENTABULADO. MM. Juiz, Segundo esta registrado nos autos, no dia 10/08/2017, foi homologado acordo entre a Reclamante e a Reclamada, na audiência de conciliação e julgamento, tendo sido pactuado o seguinte: “ A reclamada EMPRESA DE TAL LTDA pagará ao autor a importância líquida e total de R$ 4.382,00, sendo R$ 730,33, referente à primeira parcela do acordo, até o dia 11/09/2017, e o restante conforme discriminado a seguir: 2ª parcela, no valor de R$ 730,33, até 10/12/2017. 3ª parcela, no valor de R$ 730,33, a

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL EM FACE DE PREJUÍZOS CAUSADOS POR EDIFICAÇÃO DE PRÉDIO VIZINHO

Imperatriz/MA, 11 Julho de 2008. Ao ILMO. SR. MARCOS DE LA ROCHE Rua Cegal, nº 245, Centro Imperatriz-MA Prezado Senhor, Utilizo-me da presente comunicação, na qualidade de Advogado contratado por MARIA SOARES SILVA , brasileira, divorciada, vendedora, portadora do RG nº 7777777 SSP-MA e do CPF nº 250.250.250-00, residente e domiciliada na Rua Cegal, nº 555, Centro, Imperatriz-MA, como instrumento para NOTIFICAR Vossa Senhoria, no sentido de proceder aos reparos necessários nas paredes da casa, de propriedade da referida senhora, ou proceda ao pagamento correspondente a compra de materiais de construção e mão de obra, cujas notas e valores respectivos seguem anexos, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas , em face do seguinte: 1) Em 2005 Vossa Senhoria adquiriu uma casa, localizada do lado direito da casa da Srª. MARIA SOARES SILVA ; 2) Em janeiro de 2006, Vossa Senhoria derrubou a casa e iniciou a construção de um outro imóvel, cuja edificação termi

MODELO DE PETIÇÃO DE PURGAÇÃO DA MORA - DE ACORDO COM CPC/2015

EXMO(ª). SR.(ª) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA º VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________________-MA. Ref. Proc. nº IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERIDA, já devidamente qualificado nos autos da Ação de Busca e Apreensão, processo em referência, que fora ajuizada por IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERENTE , também qualificada, por seu bastante procurador e advogado, no fim assinado, conforme documento procuratório em anexo (doc.01), com escritório profissional na Rua _______________, nº ____, Centro, Cidade, onde recebe intimações, notificações e avisos de praxe e estilo, vem perante Vossa Excelência, na melhor forma do direito, apresentar PEDIDO DE PURGAÇÃO DA MORA Nos seguintes termos: O Requerido celebrou contrato de consórcio com o banco .... , ora Requerente, visando a aquisição de veículo automotor. Em decorrência do contrato, o Requerido passou a integrar o GRUPO DE CONSÓRCIO nº ........... e, através de contemplação