Pular para o conteúdo principal

AULA DE LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (DIREITO PENAL 5)



Tema: Lei de Drogas (3ª Parte)

Crimes de Tráfico de Entorpecentes (Cont.)

14 – Causas de aumento de pena nos crimes de tráfico e equiparados (art. 40, da Lei nº 11.343/06)

- Na Lei nº 11.343/06, do art.33 até o art.37, as penas previstas serão elevadas de 1/6 a 2/3, se ocorrer uma das situações expressamente definidas no art. 40, da referida lei.

“Lei 11.343/06
(...)
Art. 40 - As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de um sexto a dois terços, se:

I - a natureza, a procedência da substância ou do produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito;

II - o agente praticar o crime prevalecendo-se de função pública ou no desempenho de missão de educação, poder familiar, guarda ou vigilância;

III - a infração tiver sido cometida nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais, de ensino ou hospitalares, de sedes de entidades estudantis, sociais, culturais, recreativas, esportivas, ou beneficentes, de locais de trabalho coletivo, de recintos onde se realizem espetáculos ou diversões de qualquer natureza, de serviços de tratamento de dependentes de drogas ou de reinserção social, de unidades militares ou policiais ou em transportes públicos;

IV - o crime tiver sido praticado com violência, grave ameaça, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidação difusa ou coletiva;

V - caracterizado o tráfico entre Estados da Federação ou entre estes e o Distrito Federal;

VI - sua prática envolver ou visar a atingir criança ou adolescente ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuída ou suprimida a capacidade de entendimento e determinação;

VII - o agente financiar ou custear a prática do crime.(...)”

- Atenção: As 7 (sete) causas de aumento de pena, só têm incidência aos crimes de tráfico.

- Atenção: Na doutrina se critica o fato da Lei nº 11.343/06 não ter previsto causas de aumento da pena para a hipótese de concurso eventual de agentes e de mercancia, em caso da vítima ser idoso.

14.1 – Análise das hipóteses de aumento de pena nos crimes de tráfico e equiparados (art. 40, da Lei nº 11.343/06)

I - a natureza, a procedência da substância ou do produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito.

- Na hipótese de tráfico internacional foi agravada a pena, desde que seja aferido a natureza, procedência e circunstâncias do fato pertinente à entrada ou saída de drogas do país, sendo que tal competência é da Justiça Federal.

II - o agente praticar o crime prevalecendo-se de função pública ou no desempenho de missão de educação, poder familiar, guarda ou vigilância.

- Na hipótese do agente praticar o comércio ilícito valendo-se de função pública que guarde vínculo com a repressão à criminalidade a pena será agravada. Ex.: Policiais que negociam entorpecente.

III - a infração tiver sido cometida nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais, de ensino ou hospitalares, de sedes de entidades estudantis, sociais, culturais, recreativas, esportivas, ou beneficentes, de locais de trabalho coletivo, de recintos onde se realizem espetáculos ou diversões de qualquer natureza, de serviços de tratamento de dependentes de drogas ou de reinserção social, de unidades militares ou policiais ou em transportes públicos.

- As hipóteses dos locais descritas no inciso III, do art.40, da Lei nº 11.343/06 são taxativas, logo, se o crime de tráfico for perpetrado no interior ou nas cercanias de qualquer estabelecimento referido no inciso, a majoração será aplicada,

IV - o crime tiver sido praticado com violência, grave ameaça, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidação difusa ou coletiva.

- A pena se agrava em decorrência do exercício da traficância com emprego de violência, grave ameaça, com ou sem arma de fogo, ou ainda, mediante qualquer outro processo de intimidação. Ex.: O agente obriga, mediante ameaça de morte a familiares, uma pessoa a entrar com droga em presídio para entregar a um membro do mesmo grupo criminoso.

V - caracterizado o tráfico entre Estados da Federação ou entre estes e o Distrito Federal.

- Na hipótese de tráfico interestadual, ou com o Distrito Federal, a pena será agravada, sendo da que, em tal situação o crime será de competência da Justiça Federal.

VI - sua prática envolver ou visar a atingir criança ou adolescente ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuída ou suprimida a capacidade de entendimento e determinação.

- Na hipótese do agente visar ou envolver, no exercício do tráfico, crianças e adolescentes a pena será agravada, afinal, é notório que criminosos empregam menores na traficância, por serem os mesmos inimputáveis.

VII - o agente financiar ou custear a prática do crime.

- Atenção: Considerando que o art. 36, da Lei nº 11.343/06 também tipifica a conduta prevista no inciso VII, do art.40, da referida lei, se faz necessário cautela para não ocorrer a caracterização do bis in idem, o que é vedado. Em outras palavras, a causa aumentativa incidirá quando o financiamento ou custeio for exercido pelo mesmo agente que realiza uma das condutas preconizadas nos artigos 33 a 37, da Lei nº 11.343/06. Ex.: O traficante investe na aquisição de novos pontos de venda, e mantém em depósito considerável quantidade de drogas.

15 – A delação premiada nos crimes da Lei nº 11.343/06

“Lei nº 11.343/06
(...)
Art. 41 -  O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais co-autores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação, terá pena reduzida de um terço a dois terços.(...)”

- Na hipótese de cooperação do indiciado ou réu deve ser reduzida a pena, se tal auxílio resultar na identificação dos demais membros da organização criminosa, bem como a recuperar total ou parcialmente o produto do crime, ou seja, quanto mais eficaz a cooperação maior será a redução da pena.

16 – A Lei nº 11.343/06 e a sentença condenatória

“Lei nº 11.343/06
(...)
Art. 42 -  O juiz, na fixação das penas, considerará, com preponderância sobre o previsto no art. 59 do Código Penal, a natureza e a quantidade da substância ou do produto, a personalidade e a conduta social do agente.

Art. 43 - Na fixação da multa a que se referem os arts. 33 a 39 desta Lei, o juiz, atendendo ao que dispõe o art. 42 desta Lei, determinará o número de dias-multa, atribuindo a cada um, segundo as condições econômicas dos acusados, valor não inferior a um trinta avos nem superior a 5 (cinco) vezes o maior salário-mínimo.

Parágrafo único - As multas, que em caso de concurso de crimes serão impostas sempre cumulativamente, podem ser aumentadas até o décuplo se, em virtude da situação econômica do acusado, considerá-las o juiz ineficazes, ainda que aplicadas no máximo.

- Atenção: A regra de cálculo da pena nos crimes da Lei nº 11.343/06, obedecem ao princípio constitucional de individualização da pena corporal, e ao disposto art.68, do Código Penal. Contudo, em se tratando de crimes de tóxicos, na fixação da pena-base, o juiz deve considerar a natureza e quantidade da substância ou produto (circunstâncias objetivas), em seguida, à personalidade e conduta social do agente (circunstâncias subjetivas). É o chamado critério trifásico.

- Atenção: A natureza e quantidade da substância ou produto (circunstâncias objetivas), em seguida, à personalidade e conduta social do agente (circunstâncias subjetivas) são condições que se sobrepõem às demais circunstâncias disciplinadas no art. 59, do Código Penal, quando da punição aos crimes da Lei nº 11.343/06.

- O Juiz ao sentenciar quem tenham cometidos crime da Lei nº 11.343/06, deve fixar a pena de multa pelo critério bifásico:

1º) O juiz determina o número de dias-multa (mínimo de 10 e máximo de 360), fundado nas circunstâncias do art. 59 do Código Penal;

2º) O Juiz analisa as condições econômicas do réu, fixando o dia-multa em valor não inferior a um trinta avos nem superior a 5 (cinco) vezes o maior salário-mínimo.

­- Atenção: As multas fixadas pelo Juiz devem corresponder a cada espécie de crime, independente de concurso da infração, e podendo ser majoradas até o décuplo, segundo as condições econômicas, caso o Julgador considere insuficiente ainda que aplicada no máximo.

17 – Os benefícios prisionais na Lei nº 11.343/06

- No dia 10.05.2012, por ocasião do julgamento do HC 104.339/SP, de que foi relator o Min. Gilmar Mendes, o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, ser cabível a liberdade provisória aos agentes de crimes de tráfico de entorpecente. Declarou-se, assim, a inconstitucionalidade do art. 44, da Lei nº 11.343/2006. As razões da decisão foram resumidas no Informativo nº 665, do STF:

Tráfico de drogas e liberdade provisória – 1

O Plenário, por maioria, deferiu parcialmente habeas corpus — afetado pela 2ª Turma — impetrado em favor de condenado pela prática do crime descrito no art. 33, caput, c/c o art. 40, III, ambos da Lei 11.343/2006, e determinou que sejam apreciados os requisitos previstos no art. 312 do CPP para que, se for o caso, seja mantida a segregação cautelar do paciente. Incidentalmente, também por votação majoritária, declarou a inconstitucionalidade da expressão “e liberdade provisória”, constante do art. 44, caput, da Lei 11.343/2006 (“Os crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º, e 34 a 37 desta Lei são inafiançáveis e insuscetíveis de sursis, graça, indulto, anistia e liberdade provisória, vedada a conversão de suas penas em restritivas de direitos”). A defesa sustentava, além da inconstitucionalidade da vedação abstrata da concessão de liberdade provisória, o excesso de prazo para o encerramento da instrução criminal no juízo de origem.”

- A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, após o advento da Lei nº 11.464/2007, que alterou a redação do art.2º, II, da Lei nº 8.072/1990, tem decidido que é possível a concessão da liberdade provisória no caso de crimes hediondos ou equiparados, nas hipóteses em que não estejam presentes os requisitos do art.312, do Código de Processo Penal, para concessão da prisão preventiva, sem falar no que é disposto no art.313, parágrafo único, onde se lê, inclusive, a possibilidade de prisão preventiva utilitária.

- Atenção: Prisão preventiva utilitária é a modalidade de prisão cautelar decretada quando há dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornece elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.

17.1 – A Lei nº 11.343/06 e o direito a livramento condicional

- O livramento condicional representa uma antecipação provisória da liberdade ao condenado pela prática crime, mediante o preenchimento de determinadas condições de ordem objetiva e subjetiva, arroladas no Código Penal em seu art. 83, incisos I a V e parágrafo único.

- Para ter direito ao livramento condicional, o condenando deve preencher requisitos objetivos, que versam sobre a natureza e quantidade da pena, sobre o seu parcial cumprimento e da reincidência específica em crimes hediondos. E também, requisitos subjetivos, que compreendem, entre outros, ser titular de bons antecedentes, de comportamento satisfatório durante o cumprimento da pena, provar a cessação da periculosidade e exercício de trabalho honesto.

- O Plenário do Supremo Tribunal Federal no dia 23.02.2006, declarou a inconstitucionalidade do regime integral fechado previsto no § 1º, do art. 2º, da Lei 8.072/90, ou seja, o condenado por crime previsto na Lei nº 11.343/06 tem direito a progressão de regime.

- Atenção: O inciso V, do art. 83, do Código Penal não sofreu modificação, ou seja, o requisito objetivo para o livramento condicional, em se tratando de condenação pela prática de crime hediondo ou assemelhado (mais de dois terços da pena) está mantido. Também continua vedado o livramento em caso de reincidência específica "em crimes dessa natureza".

- Atenção: Não há inconstitucionalidade no inciso V, do art. 83, do Código Penal, em face de estabelecer prazo maior de cumprimento de pena para obtenção do livramento, tampouco quando impõe vedação. A consequência jurídica do julgamento realizado pelo STF foi a permissão da progressão por meio do art. 83, do Código Penal, saindo o executado do regime fechado para o semi-aberto, e deste para o aberto, por etapas, de forma escalonada, quando satisfeitos os requisitos.

- O condenado por crime da Lei nº 11.343/06, quando determinado o cumprimento da pena no regime aberto, em casa de albergado ou estabelecimento adequado, poderá beneficiar-se com livramento condicional após o cumprimento de mais de 2/3 (dois terços) da pena aplicada, salvo na hipótese em que vedado o benefício (reincidência específica). Mas, na prática (nos dias atuais), a situação é bem diferente da teoria, ou seja, em face da grande maioria das comarcas não ter casa de albergado e, diante da ausência de qualquer estabelecimento adequado, a solução excepcional tem sido conceder, contra legem, albergue domiciliar (art. 117, da Lei de Execuções Penais). E por consequência lógica, estando em albergue domiciliar o executado não irá postular livramento condicional, pois o cumprimento de pena na forma domiciliar é mais vantajoso.

18 – A isenção e redução de pena na Lei nº 11.343/06

“Lei nº 11.343/06
(...)

Art. 45 - É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Parágrafo único - Quando absolver o agente, reconhecendo, por força pericial, que este apresentava, à época do fato previsto neste artigo, as condições referidas no caput deste artigo, poderá determinar o juiz, na sentença, o seu encaminhamento para tratamento médico adequado.

Art. 46 - As penas podem ser reduzidas de um terço a dois terços se, por força das circunstâncias previstas no art. 45 desta Lei, o agente não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Art. 47 - Na sentença condenatória, o juiz, com base em avaliação que ateste a necessidade de encaminhamento do agente para tratamento, realizada por profissional de saúde com competência específica na forma da lei, determinará que a tal se proceda, observado o disposto no art. 26 desta Lei.(...)”

- O art. 45, da Lei 11.343/06 disciplina a hipótese de exclusão da culpabilidade no caso de agente dependente ou que atua sob o efeito de droga, ou seja, qualquer que seja a infração praticada por pessoa sob efeito de substância entorpecente, em sendo considerado inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, por meio do competente laudo pericial (biopsicológico), será considerada inimputável. E por conseguinte, será aplicado critério hermenêutico da especialidade.

- Atenção: O Juiz, com base art. 45, da Lei 11.343/06 e, devidamente provada a materialidade e autoria de qualquer crime e, ainda, comprovada a inimputabilidade do réu, proferirá sentença de absolvição imprópria, ou seja, apesar do réu ter sido absolvido, deverá ser obrigado a submeter-se a tratamento médico adequado, ainda que se trate de usuário ou dependente em cumprimento de pena privativa de liberdade. Ademais, se o réu semi-imputável (art. 46) por não possuir, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, o Juiz deverá reduzir a pena de 1 a 2/3.

- Atenção: Na hipótese de semi-imputabilidade, só tem cabimento a redução da pena, descabendo a substituição por tratamento médico adequado, em regras, mas, por exceção, admite-se a possibilidade do agente ser submetido a tratamento realizado por profissional de saúde, desde que haja Laudo Pericial atestando tal necessidade, com precisão.



Referências


BOBBIO, Norberto. Teoria da norma jurídica. 2 ed., Bauru: Edipro, 2003.

DELMANTO, Celso. Tóxicos. São Paulo: Saraiva, 1982.

DELMAS-MARTY, Mireille. Modelos e Movimentos de Política Criminal. Rio de Janeiro: Revan: 1992. FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de Direito Penal – Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

GALVÃO, Fernando. Política Criminal. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002, p. 23.

GOMES, Luiz Flávio e outros. Nova Lei de Drogas Comentada – Lei 11.343, de 23.08.2006. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, especialmente, p. 145-165.

GRECO FILHO, Vicente. Tóxicos. Prevenção – Repressão. São Paulo: Saraiva, 1996.

GUIMARÃES, Isaac Sabbá. Nova Lei Antidrogas Comentada. Crimes e Regime Processual Penal. Curitiba: Juruá, 2007.

HART, Herbert L.A. O conceito de Direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001, 3ª ed.

KAISER, Günter. Introducción a la Criminologia. Trad. Rodriguez Devesa. Madri: Dykinson, 1988.

LEAL, João José. Política Criminal e a Lei 11.343/2006: Nova Lei, Novo Conceito de Substância Causadora de Dependência. Jus Navegandi. Teresina, Nº, de. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/

MELLO, Sebástian Borges de Albuquerque. Microssistemas jurídico-penais e a lavagem de dinheiro – aspectos da Lei 9.613/98. Disponível em:  http://www.juspodivm.com.br/i/a/%7B543596F4-CFFE-4C11-8328-9A714348E21A%7D_060.pdf

MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. São Paulo, RT, 1980.

NUNES, Luis Antonio Rizzatto. Manual de Introdução ao Estudo do Direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de Direito Privado. Atualizada por Vilson Rodrigues Alves. Tomo 1, 1. ed. Campinas: Bookseller, 1999.

ZAFFARONI. Eugênio Raúl e PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. V1. Parte Geral. São Paulo: RT, 2009, 8ª ed.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PETIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE ACORDO TRABALHISTA - ATUALIZADA PELA REFORMA TRABALHISTA E CPC 2015

EXMO.(A) SR.(A) DR.(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA 0ª VARA DO TRABALHO DE _____ – ___. Ref. Proc. nº _________________________ AVISO DE INADIMPLEMENTO DE ACORDO FULANA DE TAL, já devidamente qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista, processo em epígrafe, que move contra EMPRESA DE TAL LTDA , também qualificada, por seu procurador advogado, no fim assinado, vem perante Vossa Excelência, informar o NÃO CUMPRIMENTO DE PARTE DO ACORDO ENTABULADO. MM. Juiz, Segundo esta registrado nos autos, no dia 10/08/2017, foi homologado acordo entre a Reclamante e a Reclamada, na audiência de conciliação e julgamento, tendo sido pactuado o seguinte: “ A reclamada EMPRESA DE TAL LTDA pagará ao autor a importância líquida e total de R$ 4.382,00, sendo R$ 730,33, referente à primeira parcela do acordo, até o dia 11/09/2017, e o restante conforme discriminado a seguir: 2ª parcela, no valor de R$ 730,33, até 10/12/2017. 3ª parcela, no valor de R$ 730,33, a

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL EM FACE DE PREJUÍZOS CAUSADOS POR EDIFICAÇÃO DE PRÉDIO VIZINHO

Imperatriz/MA, 11 Julho de 2008. Ao ILMO. SR. MARCOS DE LA ROCHE Rua Cegal, nº 245, Centro Imperatriz-MA Prezado Senhor, Utilizo-me da presente comunicação, na qualidade de Advogado contratado por MARIA SOARES SILVA , brasileira, divorciada, vendedora, portadora do RG nº 7777777 SSP-MA e do CPF nº 250.250.250-00, residente e domiciliada na Rua Cegal, nº 555, Centro, Imperatriz-MA, como instrumento para NOTIFICAR Vossa Senhoria, no sentido de proceder aos reparos necessários nas paredes da casa, de propriedade da referida senhora, ou proceda ao pagamento correspondente a compra de materiais de construção e mão de obra, cujas notas e valores respectivos seguem anexos, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas , em face do seguinte: 1) Em 2005 Vossa Senhoria adquiriu uma casa, localizada do lado direito da casa da Srª. MARIA SOARES SILVA ; 2) Em janeiro de 2006, Vossa Senhoria derrubou a casa e iniciou a construção de um outro imóvel, cuja edificação termi

MODELO DE PETIÇÃO DE PURGAÇÃO DA MORA - DE ACORDO COM CPC/2015

EXMO(ª). SR.(ª) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA º VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________________-MA. Ref. Proc. nº IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERIDA, já devidamente qualificado nos autos da Ação de Busca e Apreensão, processo em referência, que fora ajuizada por IDENTIFICAÇÃO DA PARTE REQUERENTE , também qualificada, por seu bastante procurador e advogado, no fim assinado, conforme documento procuratório em anexo (doc.01), com escritório profissional na Rua _______________, nº ____, Centro, Cidade, onde recebe intimações, notificações e avisos de praxe e estilo, vem perante Vossa Excelência, na melhor forma do direito, apresentar PEDIDO DE PURGAÇÃO DA MORA Nos seguintes termos: O Requerido celebrou contrato de consórcio com o banco .... , ora Requerente, visando a aquisição de veículo automotor. Em decorrência do contrato, o Requerido passou a integrar o GRUPO DE CONSÓRCIO nº ........... e, através de contemplação