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CARRO NOVO, UM SONHO OU UM PESADELO?

Quem nunca sonhou em adquirir um carro? Quem nunca sonhou com o carro zero Kilometro? Dizem até que o brasileiro possui três gostos: mulher, futebol e carro.

Contudo é necessário ter alguns cuidados para evitar dores de cabeça, principalmente, em razão dos meios de publicidade utilizados pelas concessionárias de venda de veículos, que utilizam de todas as artimanhas para atrair os consumidores, como promoções, juros baixos, viagens, etc.

É importante informar que a publicidade, segundo o Código de Defesa do Consumidor, que leve o consumidor a erro é denominada de propaganda enganosa, além do que, de acordo com o referido código se constitui em crime, estando sujeito o agente (infrator) a uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Não esquecendo que incorre na mesma pena o agenciador da propaganda enganosa.

O advogado piauiense Leandro Cardoso Lages, em artigo publicado no site “Jusnavigandi” intitulado “Publicidade enganosa é crime” leciona que “A propaganda é enganosa quando induz o consumidor ao erro, ou seja, quando apresenta um produto ou serviço com qualidades que não possui. É uma propaganda falsa. Deve-se distinguir a propaganda enganosa da propaganda abusiva. Esta é mais grave, pois induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial. São propagandas que incitam à violência, desrespeitam valores ambientais, exploram o medo do consumidor, ou se aproveitam da deficiência de julgamento ou inexperiência das crianças. Ambas as modalidades de propaganda - a abusiva e a enganosa - são expressamente proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.”
Nesse contexto, podemos citar os comerciais que veiculam promoções do tipo “Pagamento da primeira mensalidade para depois da Copa de 2006”.

Ocorre que, o consumidor desavisado, ao se dirigir até a loja para comprar o tão sonhado carro, não sabe, até mesmo porque lhe é impossível ver:

1º)que no comercial, que é veiculado em fração de segundos, na parte inferior do video são colocadas algumas informações, que somente, serão de conhecimento do consumidor quando o mesmo entrar em conflito com o fornecedor. Por isso é bom tomar cuidado com os comerciais do tipo “Compre o carro de marca X pagando 300,00 de mensalidade/ou em 60 prestações, sendo a primeira para depois do natal”. Neste anúncio não é veiculado que ele é obrigado a pagar 20%, 30% e até 50% do valor do veículo para ter direito a prestação informada. Isto porque tal informação se encontra naquelas letrinhas, que somente o super-homem pode ler.

2º)Cuidado com os vendedores, eles são treinados para trabalhar a sua vaidade: vontade de ter um carro novo. Eles são treinados para seduzir as pessoas a comprarem o carro novo: “...esse carro dá status, ajuda na conquista de mulheres, etc.;

3º)Cuidado com o financiamento, vez que, de alguma forma irão lhe empurrar para uma financeira que irá lhe cobrar a maior taxa. Isto por que os vendedores vão lhe explicar que você não teve “perfil” para a que oferece juros mais em conta.

Cuidado, é preciso ter consciência do que se pretende adquirir, sempre levando em consideração a relação custo/benefício. Vaidade é ilusão! E dar muita dor de cabeça a quem se deixa enganar por ela.

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