A qualidade da justiça depende do advogado que você contrata.

Reflita sobre esses pensamentos.


“HÁ GRANDES HOMENS QUE FAZEM COM QUE TODOS SE SINTAM PEQUENOS. MAS O VERDADEIRO GRANDE HOMEM É AQUELE QUE FAZ COM QUE TODOS SE SINTAM GRANDES”. (Charles Dickens)

"Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre tem solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso ame-a! Viva intensamente e recorde: Antes de falar... escute! Antes de escrever... pense! Antes de criticar... examine! Antes de ferir... sinta! Antes de orar... perdoe! Antes de gastar... ganhe! Antes de render... tente de novo! Antes de morrer... viva!" (Shakespeare)



"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz"
"Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix"
"Lord, make me an instrument of your peace"
"Señor, hazme un instrumento de tu paz"
"Signore, fa di me uno strumento della tua pace"
"A QUALIDADE DA JUSTIÇA DEPENDE DO ADVOGADO QUE VOCÊ CONTRATA."

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

UMA APLICAÇÃO DA HERMENÊUTICA JURÍDICA

Um homem, conhecido pelo nome de Ganancildo passou a vida trabalhando e construiu, além de uma família composta de mulher e três filhos, um patrimônio avaliado em 10.000.000,00 de reais. No entanto, Ganancildo se tornou viúvo, vez que a esposa dele falecera vítima de enfarto, quando ele tinha 60 anos de idade.

Após ter completado a idade de 80 anos Ganancildo ficou muito doente, e quando estava muito mal, agonizando, resolveu que havia chegado a hora de preparar um Testamento. E por esta razão, Ganancildo chamou sua irmã, Cobrélia, pedindo a ela que conseguisse papel e caneta para anotar o que ele queria que constasse no Testamento.

Antes, Ganancildo pediu a Cobrélia que chamasse o médico da família, para que servisse de testemunha. Vontade que foi atendida por Cobrélia.

Ao ver a presença do médico, Ganancildo ditou as seguintes declarações:

“DEIXO 25% DOS MEUS BENS A MINHA IRMÃ NÃO A MEU IRMÃO AMBICIONÂNCIO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA QUE DEVO A MEU AMIGO FALSSONÉSIO NADA DEIXO A ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES”

Acontece que, Cobrélia não sabia escrever direito, vez que havia freqüentado apenas o ensino fundamental, até a primeira série. E por esta razão, Ganancildo disse a ela que procurasse um Advogado de confiança, para que as declarações fossem redigidas de forma correta, para que, posteriormente, fossem levadas a registro no cartório competente.

No dia seguinte, Cobrélia falou o que havia acontecido ao Advogado Tertuliano Espertus, que disse: “Dona Cobrélia, considerando que vou receber 20% do que a senhora herdar, o texto correto, de acordo a Técnica de Interpretação Gramatical, é o seguinte:

“DEIXO 25% DOS MEUS BENS A MINHA IRMÃ. NÃO A MEU IRMÃO AMBICIONÂNCIO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA QUE DEVO A MEU AMIGO FALSSONÉSIO. NADA DEIXO A ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES.”

Mas, quando Ambicionâncio descobriu o que havia acontecido, disse que não concordava, razão pela qual contratou o serviço do Advogado Julius Parte Maior, o qual disse o seguinte: “Senhor Ambicionâncio, considerando que vou receber 20% do que o senhor herdar, o texto correto, de acordo a Técnica de Interpretação Gramatical, é o seguinte:

“DEIXO 25% DOS MEUS BENS A MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU IRMÃO AMBICIONÂNCIO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA QUE DEVO A MEU AMIGO FALSSONÉSIO. NADA DEIXO A ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES.”

Falssonésio, tão logo soube o que estava acontecendo, também disse que não concordava, motivo pelo qual contratou o serviço do Advogado Angelus Sabidão, o qual disse o seguinte: “Senhor Falsonésio, considerando que vou receber 20% da sua parte no Testamento, o texto correto, de acordo a Técnica de Interpretação Gramatical, é o seguinte:

“DEIXO 25% DOS MEUS BENS A MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU IRMÃO AMBICIONÂNCIO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA QUE DEVO A MEU AMIGO FALSSONÉSIO. NADA DEIXO A ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES.”

O Presidente da Associação de Comerciantes, Senhor Gumersindo, ao ser informado dos fatos que estavam acontecendo com o Testamento de Ganancildo, de imediato disse que não concordava com tais textos, sendo que resolvera contratar o serviço do Advogado Petrônio Enganna Todus, o qual disse o seguinte: “Senhor Gumersindo, considerando que vou receber 20% da sua parte no Testamento, o texto correto, de acordo a Técnica de Interpretação Gramatical, é o seguinte:

“DEIXO 25% DOS MEUS BENS A MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU IRMÃO AMBICIONÂNCIO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA QUE DEVO A MEU AMIGO FALSSONÉSIO? NADA! DEIXO A ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES.”

Conclusão:

“O resultado da Técnica de Interpretação Gramatical pode ser modificado, bastando alterar a pontuação no texto interpretado. Mudança que faz muita diferença para quem perde o direito.”

Um comentário:

jo de sa disse...

Excelente blog, Queria tê-lo como meu mestre!! Culpa minha nascer (RJ-Petrópolis)tão longe, rss